PÓS GRADUAÇÃO EM PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO EM ATIVIDADES AQUÁTICAS

O curso de pós-graduação lato sensu em Prescrição do Treinamento em Atividades Aquáticas (modalidade presencial) foi organizado e implementado para que se possa oferecer aos pós-graduandos mais uma possibilidade de especialização. Espera-se qualificar, capacitar e desenvolver habilidades técnicas em uma perspectiva de educação continuada para estimular o estudo e a pesquisa na área de concentração, contribuindo para inovação no mercado de trabalho.

Esse curso foi idealizado para suprir uma grande carência por profissionais bem qualificados no mercado das atividades aquáticas. O meio líquido apresentacaracterísticas muito diversas daquelas encontradas em solo. A densidade da água é expressivamente maior do que a do ar.  Na água existe o empuxo, força que empurra os corpos imersos de baixo para cima e que ajuda no retorno venoso e na diminuição da sobrecarga articular durante o exercício. Há também a pressão hidrostática, que atua empurrando os corpos de um lado para o outro, resultando em um efeito de drenagem e também facilitando o retorno venoso. Essas e outras propriedades fazem do meio líquido um ambiente muito salutar, porém, único quanto à realização de exercícios físicos.

Cada vez mais cresce o público que procura as atividades aquáticas buscando resultados estéticos e funcionais, bem como visando a melhora da qualidade de vida, da saúde e da performance. Portanto, éde extrema importância que o profissional da Educação Física esteja preparado para lidar com as especificidades da água para atender com eficiência e segurança seus alunos durante a prática de exercícios nesse meio.

Pensando nisso, a PREMIER-PÓS oferece aos docentes uma formação que possibilita atender às necessidades e demandas do mundo moderno.

O curso de pós-graduação lato sensu em Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas tem por objetivo atender capacitarprofissionais da Educação Física para a prescrição do treinamento físico em atividades aquáticas: Natação, Hidroginástica, Biribol e Recreação Aquática, para que atuem de forma crítica, humana, ética e científica, levando em consideração as especificidades de cada individuo e maximizando suas potencialidades.

PÚBLICO-ALVO:

Alunos graduados em Educação Física, licenciatura ou bacharelado.

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO:

A estrutura curricular implantada no curso de pós-graduação lato sensu em Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas atende à Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, quando apresenta uma matriz curricular de 400 horas, explica como acontece os mecanismos de interação no processo educacional entre os atores pedagógicos (detalhado anteriormente, no capítulo 2), descreve os objetivos do curso (seção 3.2), como organizamos as metodologias de ensino e aprendizagem (capítulo 2), indicando o trabalho que o pós-graduando precisa realizar (TCC), o processo avaliativo (capítulo 2) e a composição da ementa e bibliografia, bem como a formação do corpo docente (esses últimos pontos são detalhados a seguir). Na organização da matriz curricular do curso, definiram-se disciplinas que buscam atender ao perfil definido para o curso, desenvolvendo competências e habilidades técnicas, par que se possa aprimorar a atuação no mundo do trabalho, independente do setor em que o pós-graduando atua ou venha a atuar.

Analisando esses aspectos, a matriz curricular é organizada com disciplinas comuns, específicas e, por fim, o TCC.

 

3.6.1 Disciplina comum

A disciplina de Metodologia do Trabalho Científico é considerada a disciplina comum a todos os cursos do programa de pós-graduação lato sensu da PREMIER. Ela é ofertada já no início, com o intuito de orientar o pós-graduando na organização de trabalhos, seja para o momento do curso, seja para sua vida profissional, quando precisará apresentar trabalhos em suas atividades profissionais. Além disso, possibilita a análise e a compreensão das mais variadas formas de estudo e pesquisa, permitindo a compreensão do conhecimento e da ciência enquanto eixos norteadores de intervenção social.

3.6.2 Disciplinas específicas

As disciplinas específicas do curso de pós-graduação lato sensu em Prescrição do Treinamento Físico em Atividades Aquáticas contemplam os conteúdos essenciais para desenvolver as competências e habilidades técnicas requisitadas pelo mercado de trabalho e atendem ao modelo pedagógico da instituição. Para isso, foram definidas as seguintes disciplinas específicas do curso, que são:

  1. Bioenergética e termorregulação aplicadas às atividades aquáticas
  2. Propriedades Físicas da Água e Fisiologia da Imersão
  3. Avaliação Física e Postural com foco em atividades aquáticas
  4. Natação para bebês
  5. Adaptação ao meio líquido para crianças e adultos
  6. Natação aprendizado – infantil e adulto
  7. Natação aperfeiçoamento
  8. Natação de alto rendimento
  9. Hidroginástica – didática de ensino e metodologias de aula 1
  • Hidroginástica – didática de ensino e metodologias de aula 2
  • Biribol, Segurança e Salvamento Aquático
  • Recreação e dinâmicas lúdicas na piscina
  • Projeto de Pesquisa
  • Populações especiais na natação e na hidroginástica 1
  • Populações especiais na natação e na hidroginástica 2
  • Treinamento de Força e Periodização do treinamento em hidroginástica de academia
  • Administração e Gestão de atividades aquáticas – Organização dos níveis pedagógicos,realização de eventos e marketing nas atividades aquáticas

 

3.6.3 Trabalho de conclusão de curso (TCC)

O trabalho de conclusão de curso (TCC) tem um papel fundamental na formação do pós-graduando. É com o desenvolvimento deste trabalho que ele poderá relacionar a teoria com a prática, demonstrar a construção de conhecimento realizada durante o estudo do curso, demonstrar habilidades de escrita, síntese, análise, articulação de conceitos e argumentos, desenvolvendo suas competências técnicas. É um trabalho que deve ser realizado individualmente, sob supervisão e orientação do orientador. Todas as orientações de como realizar essa disciplina estão descritas em diretrizes específicas e disponibilizadas na trilha de aprendizagem desta.

Cronograma do curso:

Apresentamos a seguir a programação do curso de pós-graduação em “Prescrição do Treinamento físico em Atividades Aquáticas” com os nomes das disciplinas específicas do curso, os nomes dos professores responsáveis por cada módulo e as datas previstas para as aulas. Caso alguma mudança nesse planejamento precise ser feita, vocês serão avisados com antecedência.

As aulas teóricas e práticas ocorrerão nas datas previstas aos sábados e domingos, das 8:00 às 18:00 horas. Os outros módulos de formação pessoal, como Neurolinguística, Gestão de Carreira e Liderança, serão planejados em datas comuns a outros cursos da Premier e vocês serão avisados sobre eles com antecedência.

Coordenadora
Dra. Linda Denise Fernandes Moreira

FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Graduação em Educação Física (Escola Superior de Educação Física de Goiás; 1994)
  • Graduação em Direito (Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 1995)
  • Especialização em Atividades Físicas de Academia: Ginástica, Hidroginástica e Musculação (Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2.000)
  • Especialização em Fisiologia e Prescrição de Exercícios (Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2002)
  • Instrutora Internacional de Hidroginástica pela Aquatic Exercise Association – 2006
  • Mestrado em Ciências (Universidade Federal de São Paulo; 2004/2006)
  • Doutorado em Ciências (Universidade Federal de São Paulo; 2007/2012)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Investigadora associada à Universidad Católica San Antonio de Múrcia (Múrcia – Espanha; 2001-2003)
  • Coordenadora do Programa de Reabilitação e Atividade Física Direcionado ao Osteoporótico/PRADO, da Universidade Federal de São Paulo (2004-2011).
  • Consultora técnica e científica na área de exercícios físicos para populações especiais desde 2004.
  • Pesquisadora associada à Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2004/2015)
  • Professora em diversos cursos de extensão e pós-graduação nas Universidades Estácio de Sá, FMU, Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, PUC-Goiás e UNIFOA.
  • Professora orientadora nos cursos de pós-graduação do Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada Ceafi/ PUC-Goiás (Desde 2013)
  • Membro do corpo editorial da “Revista Eletrônica Saúde e Ciência”; ISSN 2238-4111.
  • Treinadora Física Pessoal desde 1998.
  • Professora no curso de graduaçao em Educaçao Física da Faculdade Estácio de Sá, nas disciplinas: Hidroginástica, Aprendizagem e controle motor, Medidas e Avaliaçao Física e Fisiologia Humana.

PRÊMIOS

  • Melhor professora da Faculdade Estácio de Sá, prêmio ProfessorDestaque ISA 20 16.
  • Young Investigator Award, International Osteoporosis Foundation – IOF.
  • Melhor pesquisa mundial em Osteometabolismo (2012).
  • Prêmio Menção Honrosa, XVII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (2007).
  • Instrutora Internacional de Hidroginástica, Associação Mundial de Exercícios Aquáticos –AEA (2006).
  • | Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Osteo-metabolismo – artigo classificado entre os 10 melhores, Centro de Estudos em Doenças Ósteo-metabólicas-CEDOM (2005).
  • I Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Osteo-metabolismo – artigo classificado entre os 10 melhores, CEDOM (2005).